Ponto de Contacto - Balneário Social

O Ponto de Contacto - Balneário Social nasceu a 28 de Fevereiro de 2012 no seguimento de uma parceria entre a Câmara Municipal de Espinho e o Centro Social de Paramos (CSP) e funciona na Zona Industrial de Espinho, freguesia de Silvalde (Ângulo da Rua 20 com a Rua das Fábricas Sul e no Ângulo da Rua 20 com a Rua do Loureiro), às terças e quintas-feiras das 14h30 às 16h30.

Este serviço surge no âmbito da rentabilização de recursos e da conciliação de sinergias em prole da comunidade, e dirige-se a indivíduos socioeconomicamente desfavorecidos do concelho de Espinho, nomeadamente a pessoas sem-abrigo e/ou vítimas de vulnerabilidade habitacional (que não possuem condições de habitabilidade adequadas para suprir as suas necessidades pessoais de higienização).

Ações Desenvolvidas:

  • Disponibilização de banhos quentes e consequentes cuidados de higiene complementares;
  • Entrega de pequenas refeições;
  • Apoio psicossocial (acompanhamento, aconselhamento, encaminhamento);
  • Distribuição de vestuário;
  • Serviço de lavandaria;
  • Cuidados de saúde (troca de seringas, cuidados de enfermagem, rastreios, vacinação);
  • Encaminhamento para as entidades formais competentes.
Image

Entende-se por Ponto de Contacto o espaço/contexto informal que, pelas suas características (acessibilidade geográfica, oferta de serviços adaptados às carências previamente diagnosticadas), permite uma maior proximidade aos utentes e, consequentemente, uma intervenção mais ajustada às suas necessidades. Assim, este Ponto de Contacto integra duas ações: Balneário Social (zona de banhos) e Gabinete de Apoio Psicossocial.

O Balneário Social destina-se a proporcionar aos utentes a possibilidade de tomarem um banho quente e garantirem cuidados de higiene complementares. No Gabinete de Apoio Psicossocial os utentes poderão encontrar a possibilidade de, para além de fazerem uma pequena refeição, solicitarem outros apoios psicossociais, nomeadamente atendimento, aconselhamento, encaminhamento para outros serviços de apoio (sejam promovidos pelo CSP, sejam serviços dos diferentes parceiros da Rede Social), lavandaria, distribuição de vestuário.

Este serviço conta ainda com a colaboração da Cruz Vermelha de Espinho, através da cedência de vestuário e de voluntários.

Contactos Intervenção Comunitária

Rua Coração de Jesus, 80, 4500-450 Paramos

22 7332090 (chamada para a rede fixa nacional)

22 7330879 (chamada para a rede fixa nacional)

geral@centrosocialparamos.org