Raízes Partilhadas
Resposta habitacional diferenciada para pessoas em situação de sem-abrigo. Desenvolve-se no concelho de Espinho e visa proporcionar um ambiente seguro e estável, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos residentes e facilitando a sua reintegração social e autonomização.
É uma resposta social, financiada através do protocolo com o Instituto da Segurança Social e desenvolvida em parceria com o Município de Espinho. Com início de funcionamento oficial a 1 de dezembro de 2024, conta atualmente com um apartamento que é partilhado por 4 residentes, estando o protocolo previsto para 10 vagas.
Mais do que um espaço de acolhimento, Raízes Partilhadas representa a criação de bases sólidas para um novo começo. Tal como as raízes sustentam e fortalecem uma árvore, um lar seguro permite que cada pessoa reconstrua a sua vida, garantindo acesso a direitos essenciais como saúde, educação e trabalho.
Serviços Prestados e Atividades Desenvolvidas
Alojamento em quarto simples ou duplo.
Alimentação e equipamentos para suprir necessidades básicas como higiene, conforto pessoal e tratamento de roupa.
Disponibilização mensal de pacote de produtos de higiene pessoal base.
Disponibilização de produtos de limpeza.
Apoio na gestão e manutenção habitacional, bem como noutras atividades de vida diária (confeção de refeições, higiene habitacional, tratamento de roupa, compras, etc.).
Apoio na obtenção de apoios sociais (identificação e facilitação na obtenção de apoios como rendimento social de inserção, pensão social ou outros).
Apoio na ligação aos recursos e serviços da comunidade (supermercados, transportes, serviços de saúde, centros desportivos e de lazer).
Apoio nos cuidados pessoais e de saúde (identificação de prioridades e acompanhamento aos serviços competentes).
Apoio na construção de projetos individuais de intervenção (definição e concretização de projetos ao nível profissional, educacional, de formação, atividades desportivas, lúdicas e outras).
Definição, conjuntamente com a pessoa residente, do seu plano individual de integração.
HORÁRIO dE FUNCIONAMENTO
A Habitação Partilhada funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.
A equipa técnica responsável pela Habitação Partilhada está disponível de:
Segunda a Sexta
09:30H às 17:30H







